quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Crítica do Livro "A Bússola de Ouro"


No meio do ano vi um trailer do filme A Bússola de Ouro. Um filme com Daniel Craig e Nicole Kidman, além da voz do Ian Mckellen promete!

Fiquei imaginando: Senhor dos Anéis foi feito com poucos atores de peso e deu no que deu (tudo bem que a história e efeitos especiais podem fazer um bom filme mas atores são essenciais!). A Bússola de Ouro já possui atores de peso e os efeitos especiais estão muito bons. Se a história for boa poderemos ter um novo hit! Além de turbinar a tendência de filmes fantásticos baseados em livros criada por SdA.

Comprei o livro em Novembro. Após desistir de encontrar a versão em inglês, me contentei com a versão em português mesmo. Duas coisas me irritaram profundamente: a capa baseada em cartaz do filme (acho ridículo um livro fazer referência ao filme uma vez que o filme é um subproduto do livro) e os erros de digitação na versão brasileira (algum estagiário errou a palavra chocolate em todo o livro). O único ponto positivo é que as imagens ao início de cada capítulo não foram removidas (como ocorreu com a série Harry Potter). Em resumo, a versão brasileiro do livro é desastrosa...

Sobre a história, achei que começou muito parada (não sei se porque estava cansado na época em que li o livro). Mesmo assim o clima daquele cenário me empolgou - adoro cenários baseados em uma Inglaterra na virada do século XIX para o século XX. O livro fica realmente bom a partir do momento em que Lyra descobre o seu passado e se une aos ciganos em busca das crianças raptadas.

O livro apresenta um ritmo constante e com eventos empolgantes que prendem o leitor até o final. Há sempre uma sequência de eventos que termina com uma conversa entre dois personagens onde novos mistérios são adicionados à trama e alguns resolvidos. Às vezes fiquei perdido a respeito da quantidade de informação condensada em poucas páginas e tive que voltar capítulos diversas vezes por esquecer a qual enigma uma determinada explicação se referia. Mas acredito que isso não é uma desvantagem pois a capacidade de absorver informação em um intervalo de texto depende do leitor. Posso inferir apenas que o autor possui uma capacidade bem maior que a minha hehehe :)

Sobre o final do livro, por se tratar de uma trilogia, com certeza não se parece um final. Então quem reclamou de SdA vai reclamar muito mais em A Bússola de Ouro. A vantagem é que como a trilogia já foi lançada, o livro II pode ser lido imediatamente (o que eu estou fazendo :D). A minha única crítica é que o discurso final de Lyra para justificar a busca pelo Pó é pouco convincente. Se ela usasse Lorde Asriel como fator principal para a busca seria mais aceitável.

Há um ponto delicado em toda a história. O autor retrata a Igreja da pior forma possível no mundo de Lyra. Assim, católicos fervorosos podem ficar chocados com esse retrato da Igreja Católica. Para mim o livro é uma obra fantástica e como tal tem liberdade para criar uma versão extremista de objetos da realidade a qual se baseia.

No geral, A Bússola de Ouro é um excelente livro e que merece ser lido antes de assistir ao filme.

De volta pra BH!

Após quatro semanas de muito trabalho e algum sofrimento, estou voltando para BH. Pelo menos por duas semanas vou para minha terra.

Como disse meu chefe: "Vai na quinta pra BH pq mineiro é que nem praga... Tá espalhado por todo canto e no final do ano resolve visitar a mãe!"

Se o tempo ajudar e a TAM não for incompetente o suficiente, meu vôo sai de Congonhas às 19:30...

Fui...!